Como identificar e tratar a endometriose? Nesse artigo vou te explicar tudo sobre o tema.

A endometriose é uma condição ginecológica mais comum do que você possa imaginar. Ela afeta mais de 176 milhões de mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo, sendo considerada uma das principais doenças femininas na era contemporânea.

Mas, afinal, como a endometriose impacta a vida das mulheres? Como identificar seus sintomas e quais são os tratamentos possíveis? Para compreender melhor esse quadro, continue com a leitura.

O que é a Endometriose

O útero é um órgão revestido pelo endométrio, uma espécie de tecido que recebe influência direta dos hormônios no organismo feminino. Em um ciclo natural, o endométrio é expelido do corpo da mulher todos os meses. 

Basicamente, o endométrio permite que um óvulo se instale nele para que seja fecundado. Ou seja, é essencial para a reprodução humana. 

Embora seja fundamental, existe a possibilidade deste tecido crescer em outras regiões no abdome da mulher, como ovários e bexiga, por exemplo. Quando isso acontece, a paciente é diagnosticada como portadora de endometriose. 

Quais são os Tipos de Endometriose?

Para você que quer saber como tratar a Endometriose, saiba que ela pode se manifestar de diferentes maneiras, cada qual com suas particularidades.

Sintomas Comuns

Como você viu, existem tipos diferentes de endometriose. Somente após consulta médica e realização de alguns exames, é possível entender qual variação da doença acomete a paciente.

Contudo, existem alguns sintomas comuns que já podem indicar a presença da endometriose no organismo feminino:

Dor Pélvica: A dor é o sintoma mais comum das mulheres que apresentam endometriose. Ela pode ser bem intensa, principalmente durante a menstruação. Não é incomum que a dor se espalhe para as costas, coxas e nádegas.

Dificuldades para Engravidar: Outro ponto que as mulheres devem se atentar, é em relação à gravidez. A endometriose é uma das protagonistas quando o assunto é atrapalhar gestações. As mulheres com endometriose têm riscos maiores de passarem por abortos espontâneos e infertilidade.

Dor Intensa Em Relação Sexual: Mulheres com endometriose costumam sentir fortes dores durante a relação sexual. Esse é um grande problema uma vez que, além das dores, a situação pode se tornar insustentável, prejudicando a rotina sexual de casais e causando danos psicológicos à mulher. 

Fadiga: O cansaço também surge como um dos sintomas da endometriose. Mulheres portadoras da doença apresentam fadiga, que pode variar entre leve a grave.

Como tratar a Endometriose?

Muitas pacientes recorrem a mim para tratar a Endometriose. Porém, essa é uma condição crônica que dura toda a vida da mulher. Ou seja, não tem cura. Porém, existem tratamentos que poderão proporcionar uma melhora na qualidade de vida e bem-estar.

Geralmente, os sintomas tendem a diminuir após a menopausa, no momento em que ocorre a queda da produção de hormônios. O tratamento exigido depende da gravidade da endometriose de cada paciente. Em casos mais leves, os sintomas podem ser controlados com medicamentos anti-inflamatórios, contraceptivos ou hormônios. 

Já em casos mais graves, existe a possibilidade da realização de cirurgia para que o tecido endometrial seja removido. 

No caso das cirurgias, ela pode ser feita por laparoscopia, que se trata de um procedimento minimamente invasivo por meio de pequenas incisões no abdome. Em casos mais severos, pode ser necessária a remoção do útero ou dos ovários. 

Agende a sua Consulta

Meu nome é Melissa Bianchi. Sou formada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, especializada em Ginecologia e Obstetrícia. Todos os dias, ajudo mulheres a vencerem a endometriose. 

Com consultas humanizadas e praticando a escuta ativa, farei uma análise personalizada da sua saúde para oferecer as melhores soluções. 

Para agendar a sua consulta é muito simples: basta iniciar uma conversa no WhatsApp, ou, se preferir, pode clicar na imagem abaixo e agendar a melhor data e horário!

Aguardo você para resolver os seus problemas!